Projeto Social - ABDConst
CONSTITUIÇÃO PARA JOVENS CIDADÃOS
O projeto consistiu na abordagem dos artigos iniciais da Constituição Federal por meio de linguagem e ilustração próprias às crianças na faixa etária de 7 a 11 anos – público alvo que acreditamos ser o ideal para o início da educação para a cidadania, especialmente por outro trabalho social anteriormente realizado (”ABDConst na Escola”), o qual obteve grande aceitação.

A Constituição para Jovens Cidadãos perdurou por quatro anos, culminando em uma “consolidação” dos textos desenvolvidos a cada semestre, cuja elaboração foi realizada por uma comissão formada na ABDConst. A primeira, da série de oito, foi lançada no V Simpósio Nacional de Direito Constitucional.
Constituição na Escola
No ano de 2001 foi realizado junto à Escola Municipal Eny Caldeira o Projeto "ABDConst na Escola". Este projeto consistiu, por meio de incursão em sala de aula e contato direto com as crianças, na transmissão de noções básicas da Constituição Federal, do artigo 1º ao 10º.

O público foi de, aproximadamente, 150 crianças, com idade de 10 a 11 anos, cursando o 2º ciclo da 2ª etapa (antiga 4ª série-primário).

O grupo realizou quatro apresentações na Escola. Na primeira, aproveitando a data comemorativa da festa junina, foi realizada uma encenação – com linguagem própria às crianças – sobre os direitos fundamentais, tais como inviolabilidade de correspondência, direito à imagem, entre outros.

Na segunda, realizada na biblioteca da escola, ocorreu um teatro de bonecos, figurando como protagonistas Pedrinho e Dona Assalariada, os quais contavam a vida cotidiana de todos que recebem salário, esclarecendo, inclusive, liberdades sociais, tais como direito à greve e direito à formação de sindicatos. As crianças identificaram-se com os temas propostos, formulando diversas perguntas sobre as situações de pais e parentes.

Na terceira, transmitiu-se às crianças a diferença entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. E, na quarta, as crianças desenharam e registraram o que eles mais gostaram de todos os encontros, compilando-se todos os trabalhos.
Cidadania Ativa
Durante a realização do IV Simpósio Nacional de Direito Constitucional foi realizada a troca de 1 kg de alimento ou um brinquedo novo pela 2ª Revista da ABDConst.

A arrecadação foi um sucesso! Foram recebidos, aproximadamente, 300 brinquedos e mais de 2.500 kg de alimentos não perecíveis.

As doações foram revertidas às crianças portadoras do vírus HIV, da Creche Morada do Sol, mantida pela Associação Curitibana Órfãos da AIDS, e também aos idosos, do Asilo Lar dos Idosos.
A ABDConst retomará seus projetos sociais, destacadamente porque acredita que é uma forma eficaz de contribuir para a construção de um espaço humano e saudável para o desenvolvimento da educação para a cidadania, visando o desenvolvimento da consciência cívica dos alunos como elemento fundamental no processo de formação de cidadãos responsáveis, críticos, ativos e intervenientes.